A Expedição

Breve Histórico

Com base na documentação histórica disponível estamos buscando refazer o mesmo trajeto realizado em 1501 e 1503. André Gonçalves e Américo Vespúcio chegaram em São Sebastião em 20 de janeiro de 1502 e em 22 de janeiro chegaram e São Vicente.
Rumando sempre para o sul até chegar em Cananéia, ou Cananor (nome da região na época). Ultimo ponto da costa estabelecido por Américo Vespúcio. As denominações dos lugares, conforme o costume da época, eram estabelecidos pelo nomes dos santos do dia, conforme o calendário.
Sabe-se que esta expedição ficou ancorada nas proximidades da Praia do Goes (Guarujá-SP) e que provavelmente tenha explorado o que hoje é o canal da Bertioga, encontrando-se com o restante da armada na Praia do Goes. Assim a denominação de Ilha de Santo Amaro e Ilha de São Vicente.
Não existem relatos precisos sobre a Ilhabela (posteriormente denominada Ilha de São Sebastião), mas apenas a denominação de Serra de São Sebastião, ponto da costa que a Espanha presumia, conforme o tratato de Tordesilhas, marcava o fim do território Português, que por sua vez, presumia que o território estabelecido pelo tratado seria em Cananor.
A provável rota percorrida pelas expedições de 1501 e 1503, rumando sempre para sul, já partindo da Região de Angra dos Reis, em busca de elementos geográficos ao longo da costa.
Isto se presume, pois com a grande dificuldade nos meios de navegação da época, além da navegação estelar os navegadores buscavam pontos de referências fixos como forma de demarcarem uma rota segura de navegação.
Cabe lembrar que estas expedições deram início ao processo de criação das cartas cartográficas (desenho da costa)uma vez que a região era desconhecida.
Outro fato importante, dada a precariedade das embarcações, era o estabelecimento de pontos estratégicos para o reabastecimento das embarcações com víveres e água potável.Desta forma podemos dizer que muitas cidades litorâneas tiveram origem à partir dos chamados pontos de abrigo.
Com o passar do tempo, e das diversas viagens, tanto da Espanha como de Portugal, muitos aventureiros e outros condenados ao desterro (castigos impostos pelas cortes), passaram a habitar estes diversos pontos de paradas e dando origem as nossas cidades costeiras.

Rota Base

Rota Base

Provável rota da expedição de 1501-1503